13 Animais Arquitetos e suas Belas Casas #13 Animal Architects And The Beautiful Homes They Build

animais-arquitetos-6

A maioria dos animais se contentam apenas em encontrar um espaço quentinho e protegido para dormir à noite com seus filhotes, mas há alguns animais que são um pouco… digamos, exigentes!
Eles mesmos constroem suas casas da forma mais criativa o possível. Esses bichinhos fazem seus espaços carregando galhos, pedaços de árvores e folhas. O resultado dessas “construções” é tão bonito que algumas parecem até que foram feitas por mãos humanas. Veja a seguir 13 animais que são alguns dos melhores arquitetos do reino animal.

1. O Tecelão-Social

O Tecelão-Social, ou Sociable Weaver, é um pássaro nativo da África do Sul, Namíbia e Botswana. Eles são capazes de tecer enormes ninhos feitos de pedaços de pau e capim, com capacidade de hospedar centenas de aves. Esses ninhos permitem que os pássaros fiquem protegidos das temperaturas frias da noite.

animais-arquitetos-1

animais-arquitetos-1-2

animais-arquitetos-1-3

animais-arquitetos-1-4

animais-arquitetos-1-5

2. As formigas tecelãs australianas

As formigas tecelãs que vivem na África Central e no Sudeste Asiático constroem seus ninhos com folhas de árvores, usando seda de larvas para juntá-las.

animais-arquitetos-2

3. Pássaro Pavilhão

O Pássaro Pavilhão macho ou Bowerbird, adora fazer grandes cabanas com galhos de árvores. Os Bowerbirds são excelentes “arquitetos” do mundo animal, pois eles gostam de carregar para suas cabanas enfeites como flores, bagas e outros arranjos para atrair as fêmeas.

animais-arquitetos-3

animais-arquitetos-3-1

animais-arquitetos-3-2

animais-arquitetos-3-3

animais-arquitetos-3-4

4. Cupim-bússola

O cupim-bússola constrói torres de até três metros de altura, que têm suas temperaturas reguladas. Quem vê essas torres nem imagina que foram feitas por pequenos cupins.

animais-arquitetos-4

animais-arquitetos-4-2

animais-arquitetos-4-3

5. Abelhas

A vida inteira de uma abelha se passa ao redor de seus ninhos. São nesses ninhos, formados por cera secretada, que elas processam os alimentos e criam seus filhotes.

animais-arquitetos-5

animais-arquitetos-5-2

6. Formiga Vermelha De Madeira Europeia

As formigas vermelhas de madeira europeia conseguem transportar materiais que pesam 40 vezes a mais que o seu peso corporal. Elas conseguem construir grandes montes no chão da mata, transportando plantas, terra e pedras. Suas edificações são tão boas que são resistentes a alguns eventos catastróficos, como inundações.

animais-arquitetos-6

7. João de Barro Vermelho

O João de Barro Vermelho constrói o seu ninho com lama e barro, de uma forma que sejam fortes para resistir às chuvas e aos animais predadores. Seus ninhos têm aparência curiosa, sendo empilhados e muito resistentes.

animais-arquitetos-7

animais-arquitetos-7-2

8. Pássaros Tecelões

Os Pássaros Tecelões costumam construir seus elegantes ninhos em palmeiras e acácias espinhosas, onde os predadores tenham mais dificuldade em alcançá-los. É função dos machos tecelões escolher onde será o ninho.

animais-arquitetos-8

animais-arquitetos-8-2

animais-arquitetos-8-3

animais-arquitetos-8-4

9. Vespas

As vespas constroem seus ninhos com vegetais e outros materiais encontrados na natureza, como resina e lascas de árvores. Seus ninhos são compostos internamente por favos de mel.

animais-arquitetos-9

animais-arquitetos-9-2

10. Castor

O castor constrói seu ninho no meio do rio, com a ajuda dos seus dentes eles podem transformar árvores em lascas para construiu suas curiosas casas dentro da água.

animais-arquitetos-10

11. Japu

O Japu (Montezuma Oropendola) é um lindo pássaro encontrado no México e no Panamá. Seus ninhos são pequenos, feitos principalmente de grama. Eles normalmente vivem em colônias de cerca de 30 aves, sendo que o macho é sempre dominante.

animais-arquitetos-11-2

animais-arquitetos-11

12. Andorinhas

As andorinhas constroem ninhos de diversos materiais, como lama, restos de vegetais e saliva. Elas preferem construir ninhos em locais isolados ou abandonados. O mais interessante é que os seus ninhos podem ser comestíveis! Na China, por exemplo, é comum os chineses fazerem sopa de ninho de andorinha.

animais-arquitetos-12

animais-arquitetos-12-2

animais-arquitetos-12-3

13. Moscas d’água

Há quase 12 mil espécies diferentes de moscas d’água, que constroem seus casulos temporários dentro dos rios. Para construir os casulos, elas excretam seda por suas glândulas salivares; elas também gostam se envolver entre joias e pedras preciosas para construir seus casulos.

animais-arquitetos-13

animais-arquitetos-13-2

Via Bored Panda from Blogando Tudo

Advertisements

4 thoughts on “13 Animais Arquitetos e suas Belas Casas #13 Animal Architects And The Beautiful Homes They Build

  1. Pingback: Post Desabafo – A Dura Semana no Chateau #Hard Week @Chateau | Chateau do Vinnie

  2. Reblogged this on MariaLDario's Blog and commented:
    Nós, seres humanos, somos livres porque somos capazes de fazer escolhas. Os bichos não fazem escolhas, nascem programados para fazer aquilo que têm de fazer por instinto. Contudo, há que se louvar a inteligência de cada um deles. Vejam a construção dessas casas por eles, sua proteção.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s