10 SIMPLES RAZÕES PARA AMAR O NORDESTE E SEU POVO ADMIRÁVEL

pelourinho

Após as eleições de domingo, uma vergonhosa corrente xenófoba surgiu nas redes sociais. Se você participou dela, está na hora de rever seus conceitos.

Não é de hoje que os nordestinos são vítimas de preconceito no Sul e Sudeste do país.

Em São Paulo, por exemplo, “baiano” é sinônimo de alguém mal vestido. E muitos usam o termo “cabeça chata” para descrever quem nasceu no Ceará.

Mas após as eleições de domingo, a xenofobia atingiu um patamar vergonhoso.

Com a vitória de Dilma na região, milhares de internautas foram às redes sociais para criticar o resultado.

“Eleição devia ser feita só no Sul e Sudeste”, disse uma garota. “Chamar os nordestinos de burros, alienados e idiotas não é preconceito. Os números estão aí para provar”, falou outra.

Sério, senhores?

Como alguém de um estado como São Paulo (onde Tiririca e Marco Feliciano ficaram entre os deputados mais votados) tem moral para criticar o voto alheio?

Democracia significa a liberdade de escolher o candidato que defende os valores mais importantes para você – seja Dilma, Aécio, Eduardo Jorge ou o Pastor Everaldo.

O problema é se um grupo quer impor a sua opinião.

E, pior, quando cogita usar a violência para chegar nisso. Como uma comunidade médica no Facebook que prega o “Holocausto no Nordeste” para tirar o PT do poder.

Indo contra esta corrente xenófoba, o El Hombre listou 10 razões para admirar o Nordeste e seu povo.

1# O povo alegre

C

Sabe qual é a região mais feliz do Brasil? É o Nordeste, segundo um levantamento do IPEA. Inclusive, se eles fossem um país independente, como vários xenófobos defendem, estariam em 9º lugar na classificação mundial. O Sudeste, por outro, é a região mais triste. Talvez essa seja a razão daqueles comentários preconceituoso: insatisfação com a própria vida.

2# As praias maravilhosas

praia-e-dunas-de-genipabu1

A beleza natural do Nordeste não poderia ficar de fora desta lista. Quem já foi para lá sabe: é uma praia mais bonita do que a outra. Prova disse é que, nos próximos 6 meses, a região será o destino principal entre os turistas brasileiros.

3# A riqueza musical

gil-9

Raul Seixas , Chico Science, Gilberto Gil e Luiz Gonzaga está bom para você? E se acrescentarmos também Alceu Valença, Tom Zé, Hebert Vianna e Dorival Caymmi? E Djavan, Dominguinhos, Gal Costa e Ivete Sangalo? E João Gilberto, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Zé Ramalho? Pedimos desculpas pelos nomes deixados de fora, mas a riqueza musical do Nordeste é tamanha que fica até difícil citar todo mundo.

4# As mulheres lindas

adriana-lima

Quando o assunto é mulher, acreditamos que nós do El Hombre temos uma certa credibilidade para falar. Vamos começar lembrando, então, que a atual Miss Brasil, Melissa Gurgel, é do Nordeste. E muitas modelos brasileiras bem-sucedidas são de lá também. Alguns exemplos? Adriana Lima, Fernanda Tavares e Lais Ribeiro. Convencido?

5# O sotaque cantado

img-20140814-wa0003

Falando em Melissa Gurgel, recentemente ela foi alvo de comentários preconceituosos após ganhar a coroa de Miss Brasil, especialmente pelo seu sotaque. “Linda até abrir a boca”, alguém disse. Pobre desta mente pequena que não consegue admirar a variedade da vida.

O sotaque cantado dos nordestinos é um verdadeiro charme. Ou, para ser mais específico, das nordestinas. Pois sotaque de homem sempre soa feio, seja ele de São Paulo, do Nordeste ou do Rio de Janeiro.

6# Os pintores e artistas

Leo Furtado (13)

Você pode gostar ou não de Romero Britto. Mas não dá para discutir: ele é o pintor brasileiro mais bem-sucedido da atualidade. E, sim, nasceu no Nordeste. Mas deixando essa questão mainstream de lado, o fato é que a região é riquíssima quando o assunto é arte. Em centros comerciais como o Pelourinho, na Bahia, assim como muitos outros, é possível encontrar obras lindas de autores praticamente desconhecidos.

7# A culinária esplêndida

moqueca1

Como seria possível falar do Nordeste e não citar a sua culinária? Em lugar nenhum do Brasil você encontra frutos do mar tão gostosos quanto lá. Se você nunca experimentou uma moqueca de camarão na sua vida, não sabe o que está perdendo. E este é apenas um exemplo, pois existem vários outros pratos típicos deliciosos na região. Tipo o acarajé e a tapioca.

8# Os escritores e poetas que nasceram lá

2 jorge-amado

Veja só o que mais um xenófobo escreveu no Twitter: “Nordestino não tem mente, não. Tudo sem cultura.” Se o autor desta frase, sim, tivesse cultura, ele saberia que o Nordeste é o berço de Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Nelson Rodrigues, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Gonçalves Dias, José de Alencar e Manuel Bandeira, entre outros. Mas, ei, os nordestinos é que são os ignorantes, né?

9# A arquitetura local

Centro Histórico de São Luís

A primeira capital do Brasil foi Salvador. Por aqueles lados, portanto, é possível encontrar várias heranças da arquitetura colonial. Tanto que a UNESCO já tombou o Centro Histórico de São Luís (Maranhão) e o Centro Histórico de Olinda (Pernambuco) como patrimônio mundial.

10# A coragem das pessoas

col29vaqueiro-heroi-nordestino

Deixamos o melhor para o final. A verdade é que todos os itens acima são até coadjuvantes quando comparados com a coragem do povo nordestino. No século passado, milhões deles migraram para o sul do país em busca de uma vida melhor – deixando para trás casa, família e com o bolso vazio.

Na bagagem? Muito otimismo e disposição para trabalhar duro. Se as pessoas que os chamam de “vagabundos” e “preguiçosos” às vezes deixassem o Twitter de lado para ler um pouco sobre a história brasileira, não falariam tanta bobagem.

Via El Hombre

Advertisements

3 thoughts on “10 SIMPLES RAZÕES PARA AMAR O NORDESTE E SEU POVO ADMIRÁVEL

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s