The Power of The Eyes

olhares expressivos - medo

21 fotografias poderosas de olhares expressivos que dizem mais do que palavras

Você nunca viu uma coleção de fotos que define tão bem o que olhar é capaz de dizer

Mais do que palavras.

Alegria, ódio, medo, coragem. Esses e mais outros sentimentos podem ser vistos nessa coletânea preciosa.

1. Loucura  Madness

Olhares Expressivos (1)

Fonte: xerq.io

Soldado na trincheira durante a Batalha de Courcelette em setembro de 1916. O trauma pós-batalha atingiu muitos soldados na 1ª Guerra Mundial, produzindo reações de pânico, desespero e loucura.

2. Derrota – Defeat

Olhares Expressivos (2)

Fonte: en.wikipedia.org

Soldado do Exército Vermelho vigia soldado alemão em cativeiro após a Batalha de Stalingrado. Caracterizada por extrema brutalidade, a batalha foi o ponto de virada na frente leste da 2ª Guerra Mundial, impedindo a expansão alemã no território soviético. É considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a história, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

3. Medo – Fear

Olhares Expressivos (3)

Fonte: life.time.com

Jovem soldado alemão de 15 anos, Hans-Georg Henke, chora após ser capturado pelo exército dos Estados Unidos em Rechtenbach, Alemanha, em 3 de abril de 1945.

4. Cansaço – tiredness

Olhares Expressivos (4)

Fonte: life.time.com

Prisioneiro de guerra americano após ser libertado do campo de prisioneiros da Alemanha pelas Forças Aliadas. Limburg, Alemanha, 1945.

5. Coragem – Courage

Olhares Expressivos (5)

Fonte: en.wikipedia.org

Bibi Aisha, 18 anos. Numa prática conhecida como baad, o pai de Aisha prometeu-a para um lutador Talibã quando ela ainda tinha 12 anos como uma forma de compensar o assassinato cometido por um membro da família. Aisha se casou aos 14 anos e foi abusada frequentemente. Aos 18 fugiu, mas foi encontrada pela polícia que a devolveu para sua família. Seu pai novamente a entregou para o marido, que cortou seu nariz, suas orelhas e a deixou para morrer nas montanhas. Ela foi encontrada por trabalhadores voluntários e soldados americanos.

6. Desilusão – Disillusion

Olhares Expressivos (6)

Fonte: en.wikipedia.org

Yukio Araki, 17 anos, segura um filhote com outros quatro jovens — todos membros do 72º Esquadrão Shinbu. A foto foi registrada um dia antes da missão kamikaze em Okinawa.

7. Inveja , Envy

Olhares Expressivos (7)

Fonte: en.wikipedia.org

Sophia Loren observa Jayne Mansfield durante festa da 20th Century Fox em 12 de abril de 1957.

8. Inocência – innocence

Olhares Expressivos (8)

Fonte: africageographic.com

Essa imagem é chamada de “o menino com olhos de safira”. Assim que a fotógrafa Vanessa Bristow publicou a foto, ela foi acusada por edições de Photoshop. Ela respondeu publicando outra foto do menino, mostrando que os olhos eram reais.

9. Aceitação – Acceptation

Olhares Expressivos (9)

Fonte: rarehistoricalphotos.com

Imagem do álbum pessoal de um soldado Einsatzgruppen, rotulado como “último judeu de Vinnitsa”. Na fotografia vemos um judeu ajoelhado diante de uma vala cheia de corpos com uma arma apontada para sua cabeça.

10. Alívio – Relief

Olhares Expressivos (10)

Fonte: imgur.com

Zbigniew Religa, pioneiro em transplantes cardíacos na Polônia, observa um monitor cardíaco após uma noite longa, com dois transplantes seguidos. No canto sua assistente dorme exausta.

11. Desespero – Desperation

Olhares Expressivos (11)

Fonte: wien.gv.at

Mulher deitada na calçada do gueto de Varsóvia morrendo de fome. Foto feita pelo soldado alemão Heinz Joest, na Polônia, em 1941.

12. Espanto – astonish

Olhares Expressivos (12)

Fonte: pictify.com

O momento exato em que Harold Whittles, nascido surdo, ouve pela primeira vez depois de ser equipado com um aparelho auditivo.

13. Pânico Panic

Olhares Expressivos (13)

Fonte: photosofwar.net

Registro do Desastre de Hillsborough, em 1989. Foi um incidente que ocorreu durante a partida semi-final da FA Cup entre Liverpool e Nottingham Forest no estádio de Hillsborough, em Sheffield, Inglaterra. A superlotação do estádio resultou na morte de 96 pessoas e em 766 feridos que, após anos de investigação, concluíram que a culpa foi polícia de Sheffield. Valeu, Wanderson!

14. Inocência perdida -Lost Innocence

Olhares Expressivos (14)

Fonte: sebastianotomada.com

Ahmed, 8 anos, filho de um combatente rebelde sírio, fumando e montando guarda com uma AK-47 próximo a uma barricada em Aleppo.

15. Ódio -Hate

Olhares Expressivos (15)

Fonte: life.time.com

Fotógrafo registra o exato momento em que Joseph Goebbels descobre que estava diante de um judeu. “Ele olhou para mim com os olhos de ódio…”, lembrou o fotógrafo.

16. Atenção -atention

Olhares Expressivos (16)

Fonte: stevemccurry.com

Sharbat Gula ficou órfã durante bombardeio no Afeganistão pela União Soviética e foi enviada para o campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984.

17. Vergonha -Shame

Olhares Expressivos (17)

Fonte: oldhistoricphotos.com

Mulher francesa tem a cabeça raspada por civis como punição por ter andado com tropas alemãs durante a 2ª Guerra Mundial.

18. Sofrimento – Suffering

Olhares Expressivos (18)

Fonte: foto.jp.dk

Nguyen Thi Ly, 9 anos, sofre de deficiência do agente laranja. Durante a Guerra do Vietnã, o exército dos EUA pulverizou cerca de 12 milhões de litros de herbicida Agente Laranja no Vietnã. Embora a pulverização tenha ocorrido há 30 anos, a dioxina do agente laranja continua causando estragos em três gerações de vítimas.

19. Paz – Peace

Olhares Expressivos (19)

Fonte: whywarsucks.wordpress.com

O soldado na foto é desconhecido, mas ele estava com uma brigada de batalhão de defesa em Vinh Phuc, no sul do Vietnã. 18 de junho de 1965.

20. Temor -Fear

Olhares Expressivos (20)

Fonte: life.time.com

Crianças assistindo um dragão ser morto em um show de marionetes. Paris, 1963.

21. Alegria – Happiness

Olhares Expressivos (21)

Fonte: scrapbookpages.com

Beleza de liberdade, 1945. “Essa é uma mulher no momento de sua libertação, tão magra que você dificilmente pode vê-la, mas seu rosto está brilhando e vivo. Como se ela nunca estivesse presa”.

Fonte: Curioso Sabio

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s